quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ajude o planeta: tenha uma vida sustentável!


Desde o dia 30 de Junho desse ano, as lâmpadas incandescentes de uso comum deixaram de ser importadas e produzidas no Brasil. Esta medida do governo exige que até 2016 as lâmpadas incandescentes sejam retiradas gradualmente do mercado brasileiro, o que é muito positivo para todos nós. Elas produzem 95% de calor e apenas 5% de luz. São chamadas de “vampiras de energia”: consomem muito e iluminam pouco. Lado a lado com uma fluorescente, a diferença de luminosidade é imensa. São necessárias cinco incandescentes para ter a mesma eficácia de uma fluorescente, que dura bem mais e gasta muito menos.

No nosso país, são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano, e por causa da eliminação das lâmpadas incandescentes, esse número vai subir ainda mais. E a lâmpada fluorescente descartada no lixo, em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contamina o solo e a água com metais pesados. A gente foi conversar com dois representantes de duas empresas diferentes que fazem reciclagem de lâmpadas para entender melhor o assunto.


Além dessa dica, tiveram muitas outras na entrevista com Matthew Shirts, que é Coordenador do portal “Planeta Sustentável”. Este portal lançou seu “Manual de Etiqueta Sustentável”, que responde a questões relacionadas a sustentabilidade, além de dar dicas para você incorporar a sustentabilidade ao seu dia a dia. 

Matthew Shirts é jornalista americano formado em Ciências Sociais pela Universidade de Berkeley e em História pela Universidade de Stanford, é atual redator-chefe da revista “National Geographic Brasil”, além de Coordenador do portal “Planeta Sustentável”.

Acesse e baixe seu manual gratuitamente!
www.planetasustentavel.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário