quinta-feira, 13 de março de 2014

Aprenda a fazer uma linda caixa de fotografia com cartonagem projetada

Aprendemos como fazer uma caixa de fotografia usando a técnica de cartonagem projetada
Você pode presentear, vender, ou usar para guardar os momentos preciosos da sua vida. Para ensinar, recebemos a...

- Alice Yazhiyoka (Artesã)
 
Não deixe de conferir os materiais necessários e o passo a passo desse lindo artesanato!

Lista de Materiais

Medidas das peças cortadas no papelão horlle

• Fundo da caixa: 24,0 x 21,0cm (1 pç)
• Laterais maiores: 24,0 x 4,0cm (2pç)
• Laterais menores: 21,0 x 4,0cm (2pç)
• Tampa: 24,4 x 21,4cm (1pç)
• Capa: 20,8 x 21,4cm (1pç)3,0 x 21,4cm (1pç)
• Moldura para foto da capa: 21,0 x 15,0 (1x)

Acabamento cortado no papel cartão

• Tampa: 23,5 x 20,5cm (1pç)
• Capa: 20,0 x 20,5cm (1pç)
• Caixa: 30,6 x 27,6 (fazer o recorte nas bordas conforme o diagrama)

Passo a Passo

1. Cole o tecido no fundo da caixa marcando bem as ranhuras. Recorte a sobra do tecido rente a borda. Cole as laterais menores e depois as maiores no fundo da caixa.
2. Corte o tecido florido com 38,0 x 33,0cm. Marque 7,0cm do lado esquerdo e 5,5cm na parte inferior e cole o fundo na marca. Risque os cantos para recortar o tecido e cole primeiro nas laterais maiores. Cole as sobras nas laterais menores. Pince o tecido do canto e recorte apoiando a tesoura nas laterais. Dobre a sobra do tecido da parte superior para dentro da caixa e cole.
Dobre a sobra do tecido dos cantos com um pequeno ângulo e cole no tecido antes de colar nas laterais menores. Cole a sobra da parte superior direita dentro da caixa, e reserve o tecido do lado esquerdo.
3. Corte uma tira de tecido com 5,0cm x 24,4 e dobre a tira ao meio. Faça um recorte de 2,0mm x 2,5cm. Cole dentro da caixa encaixando o recorte nos cantos. Levante o tecido e passe cola na espessura do papelão e cole vincando com a espátula. Passe um pouco de cola no restante do tecido e cole. Deixe a cola secar com o tecido virado para dentro da caixa.
4. Corte o acabamento interno conforme o diagrama e vinque toda a volta. Cole o tecido verde deixando 1,0cm de sobra em toda a volta. Dobre fazendo o acabamento em toda a volta e deixe as abas das laterais menores sem colar. Vire a peça do avesso e dobre nos vincos passando a dobradeira. Solte a sobra do tecido do lado esquerdo e encaixe a peça na caixa colando as laterais. Primeiro as menores, colando as abas nos cantos da caixa e depois as maiores. Marque o centro do lado direito e faça um furo para colocar a carrapeta. Cole com um pingo de cola instantânea e parafuse.
5. Pegue a tampa e cole o tecido deixando 1,5cm de sobra em toda a volta. Recorte os cantos a 45° e dobre todos os lados no papelão.
6. Coloque a tampa sobre a caixa e passe cola do lado esquerdo onde vamos colar a aba reservada. Marque a posição do elástico no meio do lado direito e cave um pouco do papelão para acomodar sem fazer volume e cole com cola instantânea e por cima uma tira de fita crepe. Cole o acabamento.
7. Uma as duas partes da capa usando a fita gomada deixando 6,0mm entre as peças. Corte o tecido de 34,0 x 23,5cm e cole a capa da direita para a esquerda. Corte os cantos do lado direito e dobre o tecido sobre o papelão. Pegue a sobra do tecido e cole tecido no tecido dando um pequeno ângulo e corte as pontas. Passe cola até o final da fita gomada e cole o tecido que sobrou de uma só vez. Por último cole o acabamento.
8. Corte a moldura doporta retrato, desbaste o papelão conforme o desenho. Cole o tecido na moldura e recorte o tecido do centro deixando 1,5cm de borda, faça piques nos cantos e cole fazendo o degrau da moldura. Faça o acabamento nas bordas e cole na capa.
9. Marque a posição dos furos na tampa usando o refil plástico para foto. Fure e coloque o ilhós. Marque a capa e faça o mesmo.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a querida artesã Alice Yazhiyoka . Ela terá o maior prazer em ajudar!”
Contatos

E-mail: alice.yo@gmail.com
Facebook: Miyozhiyoka 
Tel: (11) 9 9226-7037

Programa exibido dia 06/02/2014
Assista o programa Vida Melhor, na REDEVIDA de Televisão 
De segunda à sexta-feira, das 12h30 às 14:30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário